EnglishPortugueseSpanish

meio ambiente

Prevenção e cuidado aos nossos
colaboradores e ao meio ambiente

Qual a importância desses Programas? 

A importância desses programas para Comil é proporcionar aos nossos colaboradores, a comunidade e ao meio ambiente segurança e bem estar, unindo um conjunto de diretrizes e informações visando à adoção de procedimentos lógicos, técnicos e administrativos, estruturado de forma a prevenir qualquer tipo de acidente e obter respostas rápidas e eficientes em situações de emergência. 

A Comil Cover Sand atua nos mais variados segmentos da fundição. Desde setores automotivos, agrícolas, ferroviário, eólico, usinagem, máquinas e equipamentos e energia. 

Nossa operação consiste em assegurar a satisfação e o atendimento aos requisitos dos clientes, garantindo assim a busca contínua por melhorias nos processos através de sistema de gestão da qualidade, derivando do aumento constante e significativo da qualidade e variedade de nossos produtos e reduzindo custos, prazos e resultando em um aumento de performance em toda a cadeia.

No início da década de 60, as indústrias apresentaram um grande avanço tecnológico e desenvolvimento acarretando em operação mais crítica, resultando acréscimo no potencial de riscos para o homem, a propriedade e o meio ambiente. Para minimizar situações de risco houve a necessidade da elaboração do PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos. 

O objetivo desse programa é examinar maneiras pelas quais a energia ou material de processo pode ser liberado de forma descontrolada, levantado para cada um dos perigos identificados, as suas causas os métodos de detecção disponíveis e efeitos sobre o colaborador, a população circunvizinha e ao meio ambiente. Depois de realizada uma avaliação Qualitativa dos riscos associados, identificando-se, desta forma, aqueles que requerem uma priorização. Além disso, são sugeridas medidas preventivas e/ou mitigadoras dos riscos a fim de eliminar as causas ou reduzir as conseqüências dos cenários de acidentes identificados. 

A análise de riscos tem por objetivo responder às seguintes perguntas: 

• O que pode acontecer de errado? 

• Com que freqüência isto pode acontecer? 

• Quais as suas conseqüências? 

• Precisamos reduzir riscos e de que modo isto pode ser feito?

O Plano de Atendimento a Emergência – PAE, tem por finalidade estabelecer procedimentos técnicos e administrativos, a serem adotados em situações emergências que eventualmente possam ocorrer no armazenamento e na movimentação de produtos perigosos. O plano aborda critérios de controle para minimizar as conseqüências, temas de segurança, controle de vazamento e aspectos ambientais. Informa, esclarece e reforça os procedimentos corretos a serem tomados em caso de emergências diversas envolvendo produto perigoso, seguindo as características abaixo:

•  Promover recursos e informações o mais rápido possível para o melhor desempenho das ações emergenciais;
 
•  Preservar a integridade física da comunidade, colaboradores, meio ambiente e do patrimônio;
 
•  Minimizar os efeitos da ocorrência, no aspecto pessoal, ambiental e material;
 
•  Informar autoridades competentes, expedidor, transportadora, destinatário e seguradora, sobre a ocorrência.
 

O PAE contém informações sobre a responsabilidade e ações para atender a uma emergência analisando os riscos inerentes a cada ponto sensível levantado e deverá prever todas as ações a serem desenvolvidas para neutralizar ou minimizar as conseqüências de acidentes.

É um documento desenvolvido com o intuito de treinar, organizar, orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as ações necessárias às respostas de controle e combate às ocorrências anormais. Para que isso ocorra, nossa Brigada de Incêndio periodicamente passa por treinamentos, simulando de acontecimentos reais, para que saibam agir na ocorrência de uma emergência.